1ª Aula de Antropologia Hiperdialética na UFRJ
Antropologia

1ª Aula de Antropologia Hiperdialética na UFRJ


Hoje, a partir das 10 horas da manhã, estou iniciando o curso de pós-graduação "ANTROPOLOGIA E LÓGICA HIPERDIALÉTICA" no Programa de Pós-Graduação em História da Ciência, da Técnica e da Epistemologia.

Esse programa, com a sigla de HCTE, foi criado há uns dez anos e dá mestrado e doutorado para alunos de diversas procedências disciplinares, desde física e matemática até literatura. A ideia é ter um programa que abranja todas as áreas das ciências e filosofia e que os alunos sejam capazes de seguir qualquer tipo de argumentação. Que um estudante de literatura possa entender os fundamentos da ciência e que isso o ajude a entender melhor a literatura.

No meu caso, estarei dando esse curso, abaixo apresentado em ementa e as bases da primeira aula. Creio que, em três horas, não vai dar para completar os itens dessa aula. Acredito que precisarei das próximas duas aulas para completar esse programa inicial, antes de entrar em sua aplicação na Antropologia.

Não sei se porei aqui todos os programas que fizer, se não, fica esse como registro.

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ANTROPOLOGIA E LÓGICA HIPERDIALÉTICA

Prof. Mércio Pereira Gomes

Programa de Curso

Este curso pretende discutir as bases lógicas, filosóficas e históricas para a formulação de uma nova Antropologia, a ser chamada de hiperdialética. Para isto, há que se valer da Filosofia, e especialmente da Lógica, para encontrar o modo em que tal Antropologia poderá operar, seu escopo e suas potencialidades. A Antropologia Hiperdialética surgirá não para expurgar as antropologias anteriores, mas para estimá-las em suas bases lógicas e subsumir suas formulações num contexto mais amplo dentro do qual cada uma delas terá seu papel reconhecido. Em outras palavras, a Antropologia Hiperdialética, por suas características lógicas, se assume reitora do grande contexto epistemológico onde o conhecimento antropológico se faz possível, incluindo as contribuições de cada uma das antropologias anteriores. Estas antropologias são reconhecidas na história da disciplina como teorias ou escolas antropológicas que podem ser resumidas nos seguintes tópicos: (1) particularismo cultural (também chamado de particularismo histórico) e funcionalismo inglês (sendo Boas e Malinowski, respectivamente, suas figuras-chave); (2) funcionalismo estrutural (Durkheim); (3) evolucionismo sociocultural e antropologia marxista (Morgan, White, Steward, Godelier e Terray); e (4) estruturalismo (Lévi-Strauss e discípulos). A Antropologia Hiperdialética absorve e subsume as lógicas matrizes dessas escolas, dá-lhes um sentido de integralidade e conexão, reconhece suas contribuições, ao mesmo tempo em que aponta para um horizonte mais largo do ser humano e da cultura. A Antropologia Hiperdialética carrega em si uma ética e por conseguinte se contrapõe às formulações atuais genericamente cognominadas de pós-modernas. A construção de uma tal antropologia é tarefa ambiciosa, para a qual este curso apenas pretende abrir veredas.

1ª Aula --- 2/03/2010
1. Propósito do Curso:
A elaboração das bases lógicas, epistemológicas e históricas para uma Antropologia Hiperdialética
Esqueçamos a Antropologia nessas primeiras três aulas e discutamos sobre o pensar hiperdialético
2- O pensar lógico hiperdialético como parte da essência do humano
Lógica é o modo de pensar sobre algo cujas características o predispõem a ser pensado
O nível subjetivo: O homem pensa hiperdialeticamente, por meio de cinco lógicas, mas não se dá conta disso
O nível objetivo: O homem se realiza como cultura baseado na efetivação de cada uma das lógicas possíveis, num movimento ascensional que vai afirmando sua potencialidade existencial
Parmênides: Ser e pensar são o mesmo
                                Religião se realiza como fulcro da lógica cultural predominante
3. As evidências do pensar hiperdialético na formação do pensamento filosófico grego
            Antecedentes pré-filosóficos
                        O mundo paleolítico confirma a humanidade e a retira da natureza
                                    Religião: Animais humanizados e homens animalizados
                        O mundo agriculturalizado, sedentário e espacializado
                                    Religião: Espíritos de ancestrais e deuses animalizados
                        O mundo clássico euroasiático formado por estados e impérios
Religião: Deuses multiformes antropoformizados e hierarquizados
            Parmênides e a descoberta do Ser e da unicidade
            Heráclito e a intuição do Não-Ser, da multiplicidade e do movimento contínuo
            Sócrates/Platão, a lógica dialética do Ser e do Não-Ser, do Uno e do Múltiplo, e o conceito
            Aristóteles e a elaboração da lógica clássica que dá base à ciência
            Luiz Sérgio Sampaio e a lógica hiperdialética que abrange as primeiras quatro e lhes dão integralidade            




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