Formação de uma literatura “etnográfica” sobre a diversidade cultural | |
Período | Séculos XVI-XIX |
Características | Relatos de viagens (Cartas, Diários, Relatórios etc.) feitos por missionários, viajantes, comerciantes, exploradores, militares, administradores coloniais etc. |
Temas e Conceitos | Descrições das terras (Fauna, Flora, Topografia) e dos povos “descobertos” (Hábitos e Crenças).Primeiros relatos sobre a Alteridade |
Alguns Representantes e obras de referência | Pero Vaz Caminha (“Carta do Descobrimento do Brasil” - séc. XVI). Hans Staden (“Duas Viagens ao Brasil” - séc. XVI). Jean de Léry (“Viagem a Terra do Brasil” - séc. XVI). Jean Baptiste Debret (“Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil” - séc. XIX). |
Escola/Paradigma | Evolucionismo Social |
Período | Século XIX |
Características | Sistematização do conhecimento acumulado sobre os “povos primitivos”.Predomínio do trabalho de gabinete |
Temas e Conceitos | Unidade psíquica do homem.Evolução das sociedades das mais “primitivas” para as mais “civilizadas”.Busca das origens (Perspectiva diacrônica)Estudos de Parentesco /Religião /Organização Social.Substituição conceito de raça pelo de cultura. |
Alguns Representantes e obras de referência | Maine (“Ancient Law” - 1861). Herbert Spencer (“Princípios de Biologia” - 1864). E. Tylor (“A Cultura Primitiva” - 1871). L. Morgan (“A Sociedade Antiga” - 1877). James Frazer (“O Ramo de Ouro” - 1890). |
Escola/Paradigma | Escola Sociológica Francesa |
Período | Século XIX |
Características | Definição dos fenômenos sociais como objetos de investigação socio-antropológica. Definição das regras do método sociológico. |
Temas e Conceitos | Representações coletivas.Solidariedade orgânica e mecânica. Formas primitivas de classificação (totemismo) e teoria do conhecimento. Busca pelo Fato Social Total (biológico + psicológico + sociológico). A troca e a reciprocidade como fundamento da vida social (dar, receber, retribuir). |
Alguns Representantes e obras de referência | Émile Durkheim:“Regras do método sociológico”- 1895; “Algumas formas primitivas de classificação” - c/ Marcel Mauss - 1901; “As formas elementares da vida religiosa” - 1912. Marcel Mauss:“Esboço de uma teoria geral da magia” - c/ Henri Hubert - 1902-1903; “Ensaio sobre a dádiva” - 1923-1924; “Uma categoria do espírito humano: a noção de pessoa, a noção de eu”- 1938). |
Escola/Paradigma | Funcionalismo |
Período | Século XX - anos 20 |
Características | Modelo de etnografia clássica (Monografia).Ênfase no trabalho de campo (Observação participante).Sistematização do conhecimento acumulado sobre uma cultura. |
Temas e Conceitos | Cultura como totalidade.Interesse pelas Instituições e suas Funções para a manutenção da totalidade cultural.Ênfase na Sincronia x Diacronia. |
Alguns Representantes e obras de referência | Bronislaw Malinowski (“Argonautas do Pacífico Ocidental” -1922). Radcliffe Brown (“Estrutura e função na sociedade primitiva” - 1952-; e “Sistemas Políticos Africanos de Parentesco e Casamento”, org. c/ Daryll Forde - 1950). Evans-Pritchard (“Bruxaria, oráculos e magia entre os Azande” - 1937; “Os Nuer” - 1940). Raymond Firth (“Nós, os Tikopia” - 1936; “Elementos de organização social - 1951). Max Glukman (“Ordem e rebelião na África tribal”- 1963). Victor Turner (“Ruptura e continuidade em uma sociedade africana”-1957; “O processo ritual”- 1969). Edmund Leach - (“Sistemas políticos da Alta Birmânia” - 1954). |
Escola/Paradigma | Culturalismo Norte-Americano |
Período | Séc. XX - anos 30 |
Características | Método comparativo. Busca de leis no desenvolvimento das culturas. Relação entre cultura e personalidade. |
Temas e Conceitos | Ênfase na construção e identificação de padrões culturais (“patterns of culture”) ou estilos de cultura (“ethos”). |
Alguns Representantes e obras de referência | Franz Boas (“Os objetivos da etnologia” - 1888; “Raça, Língua e Cultura” - 1940). Margaret Mead (“Sexo e temperamento em três sociedades primitivas” - 1935). Ruth Benedict (“Padrões de cultura” - 1934; “O Crisântemo e a espada” - 1946). |
Escola/Paradigma | Estruturalismo |
Período | Século XX - anos 40 |
Características | Busca das regras estruturantes das culturas presentes na mente humana. Teoria do parentesco/Lógica do mito/Classificação primitiva. Distinção Natureza x Cultura. |
Temas e Conceitos | Princípios de organização da mente humana: pares de oposição e códigos binários.Reciprocidade |
Alguns Representantes e obras de referência | Claude Lévi-Strauss:“As estruturas elementares do parentesco” - 1949. “Tristes Trópicos”- 1955. “Pensamento selvagem” - 1962. “Antropologia estrutural” - 1958 “Antropologia estrutural dois” - 1973 “O cru e o cozido” - 1964 “O homem nu” - 1971 |
Escola/Paradigma | Antropologia Interpretativa |
Período | Século XX - anos 60 |
Características | Cultura como hierarquia de significados Busca da “descrição densa”. Interpretação x Leis. Inspiração Hermenêutica. |
Temas e Conceitos | Interpretação antropológica: Leitura da leitura que os “nativos” fazem de sua própria cultura. |
Alguns Representantes e obras de referência | Clifford Geertz: “A interpretação das culturas” - 1973. “Saber local” - 1983. |
Escola/Paradigma | Antropologia Pós-Moderna ou Crítica |
Período e obra | Século XX - nos 80 |
Características | Preocupação com os recursos retóricos presentes no modelo textual das etnografias clássicas e contemporâneas. Politização da relação observador-observado na pesquisa antropológica. Critica dos paradigmas teóricos e da “autoridade etnográfica” do antropólogo. |
Temas e Conceitos | Cultura como processo polissêmico. Etnografia como representação polifônica da polissemia cultural. Antropologia como experimentação/arte da crítica cultural. |
Alguns Representantes e obras de referência | James Clifford e Georges Marcus (“Writing culture - The poetics and politics of ethnography” - 1986). George Marcus e Michel Fischer (“Anthropoly as cultural critique” - 1986). Richard Price (“First time” - 1983). Michel Taussig (“Xamanismo, colonialismo e o homem selvagem”- 1987). James Clifford (“The predicament of culture” - 1988). |