O que é a antropologia?
Antropologia

O que é a antropologia?


publicado originalmente em http://www.fflch.usp.br/da/vagner/antropo.html

A Antropologia é o estudo do homem como ser biológico, social e cultural. Sendo cada uma destas dimensões por si só muito ampla, o conhecimento antropológico geralmente é organizado em áreas que indicam uma escolha prévia de certos aspectos a serem privilegiados como a ?Antropologia Física ou Biológica? (aspectos genéticos e biológicos do homem), ?Antropologia Social? (organização social e política, parentesco, instituições sociais), ?Antropologia Cultural? (sistemas simbólicos, religião, comportamento) e ?Arqueologia? (condições de existência dos grupos humanos desaparecidos). Além disso podemos utilizar termos como Antropologia, Etnologia e Etnografia para distinguir diferentes níveis de análise ou tradições acadêmicas.

Para o antropólogo Claude Lévi-Strauss (1970:377) a etnografia corresponde ?aos primeiros estágios da pesquisa: observação e descrição, trabalho de campo?. A etnologia, com relação à etnografia, seria ?um primeiro passo em direção à síntese? e a antropologia ?uma segunda e última etapa da síntese, tomando por base as conclusões da etnografia e da etnologia?.

Qualquer que seja a definição adotada é possível entender a antropologia como uma forma de conhecimento sobre a diversidade cultural, isto é, a busca de respostas para entendermos o que somos a partir do espelho fornecido pelo ?Outro?; uma maneira de se situar na fronteira de vários mundos sociais e culturais, abrindo janelas entre eles, através das quais podemos alargar nossas possibilidades de sentir, agir e refletir sobre o que, afinal de contas, nos torna seres singulares, humanos.
Algumas informações básicas sobre os principais paradigmas e escolas de pensamento antropológico:
Formação de uma literatura ?etnográfica? sobre a diversidade cultural
Período Séculos XVI-XIX
Características: Relatos de viagens (Cartas, Diários, Relatórios etc.) feitos por missionários, viajantes, comerciantes, exploradores, militares, administradores coloniais etc.
Temas e Conceitos: Descrições das terras (Fauna, Flora, Topografia) e dos povos ?descobertos? (Hábitos e Crenças).Primeiros relatos sobre a Alteridade
Alguns Representantes e obras de referência: Pero Vaz Caminha (?Carta do Descobrimento do Brasil? - séc. XVI). Hans Staden (?Duas Viagens ao Brasil? - séc. XVI). Jean de Léry (?Viagem a Terra do Brasil? - séc. XVI). Jean Baptiste Debret (?Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil? - séc. XIX).

Escola/Paradigma: Evolucionismo Social
Período Século XIX
Características: Sistematização do conhecimento acumulado sobre os ?povos primitivos?.Predomínio do trabalho de gabinete
Temas e Conceitos: Unidade psíquica do homem.Evolução das sociedades das mais ?primitivas? para as mais ?civilizadas?.Busca das origens (Perspectiva diacrônica)Estudos de Parentesco /Religião /Organização Social.Substituição conceito de raça pelo de cultura.
Alguns Representantes e obras de referência: Maine (?Ancient Law? - 1861). Herbert Spencer (?Princípios de Biologia? - 1864). E. Tylor (?A Cultura Primitiva? - 1871). L. Morgan (?A Sociedade Antiga? - 1877). James Frazer (?O Ramo de Ouro? - 1890).
Escola/Paradigma: Escola Sociológica Francesa
Período Século XIX
Características: Definição dos fenômenos sociais como objetos de investigação socio-antropológica. Definição das regras do método sociológico.
Temas e Conceitos: Representações coletivas.Solidariedade orgânica e mecânica. Formas primitivas de classificação (totemismo) e teoria do conhecimento. Busca pelo Fato Social Total (biológico + psicológico + sociológico). A troca e a reciprocidade como fundamento da vida social (dar, receber, retribuir).
Alguns Representantes e obras de referência: Émile Durkheim:?Regras do método sociológico?- 1895; ?Algumas formas primitivas de classificação? - c/ Marcel Mauss - 1901; ?As formas elementares da vida religiosa? - 1912. Marcel Mauss:?Esboço de uma teoria geral da magia? - c/ Henri Hubert - 1902-1903; ?Ensaio sobre a dádiva? - 1923-1924; ?Uma categoria do espírito humano: a noção de pessoa, a noção de eu?- 1938).
Escola/Paradigma: Funcionalismo
Período Século XX - anos 20
Características: Modelo de etnografia clássica (Monografia).Ênfase no trabalho de campo (Observação participante).Sistematização do conhecimento acumulado sobre uma cultura.
Temas e Conceitos: Cultura como totalidade.Interesse pelas Instituições e suas Funções para a manutenção da totalidade cultural.Ênfase na Sincronia x Diacronia.
Alguns Representantes e obras de referência: Bronislaw Malinowski (?Argonautas do Pacífico Ocidental? -1922). Radcliffe Brown (?Estrutura e função na sociedade primitiva? - 1952-; e ?Sistemas Políticos Africanos de Parentesco e Casamento?, org. c/ Daryll Forde - 1950). Evans-Pritchard (?Bruxaria, oráculos e magia entre os Azande? - 1937; ?Os Nuer? - 1940). Raymond Firth (?Nós, os Tikopia? - 1936; ?Elementos de organização social - 1951). Max Glukman (?Ordem e rebelião na África tribal?- 1963). Victor Turner (?Ruptura e continuidade em uma sociedade africana?-1957; ?O processo ritual?- 1969). Edmund Leach - (?Sistemas políticos da Alta Birmânia? - 1954).
Escola/Paradigma: Culturalismo Norte-Americano
Período Séc. XX - anos 30

Características: Método comparativo. Busca de leis no desenvolvimento das culturas. Relação entre cultura e personalidade.

Temas e Conceitos: Ênfase na construção e identificação de padrões culturais (?patterns of culture?) ou estilos de cultura (?ethos?).
Alguns Representantes e obras de referência: Franz Boas (?Os objetivos da etnologia? - 1888; ?Raça, Língua e Cultura? - 1940). Margaret Mead (?Sexo e temperamento em três sociedades primitivas? - 1935). Ruth Benedict (?Padrões de cultura? - 1934; ?O Crisântemo e a espada? - 1946).

Escola/Paradigma: Estruturalismo
Período Século XX - anos 40
Características: Busca das regras estruturantes das culturas presentes na mente humana. Teoria do parentesco/Lógica do mito/Classificação primitiva. Distinção Natureza x Cultura.
Temas e Conceitos: Princípios de organização da mente humana: pares de oposição e códigos binários.Reciprocidade
Alguns Representantes e obras de referência: Claude Lévi-Strauss:?As estruturas elementares do parentesco? - 1949. ?Tristes Trópicos?- 1955. ?Pensamento selvagem? - 1962. ?Antropologia estrutural? - 1958 ?Antropologia estrutural dois? - 1973 ?O cru e o cozido? - 1964 ?O homem nu? - 1971
Escola/Paradigma: Antropologia Interpretativa
Período Século XX - anos 60
Características: Cultura como hierarquia de significados Busca da ?descrição densa?. Interpretação x Leis. Inspiração Hermenêutica.
Temas e Conceitos: Interpretação antropológica: Leitura da leitura que os ?nativos? fazem de sua própria cultura.
Alguns Representantes e obras de referência: Clifford Geertz: ?A interpretação das culturas? - 1973. ?Saber local? - 1983.
Escola/Paradigma: Antropologia Pós-Moderna ou Crítica
Período e obra Século XX - nos 80
Características: Preocupação com os recursos retóricos presentes no modelo textual das etnografias clássicas e contemporâneas. Politização da relação observador-observado na pesquisa antropológica. Critica dos paradigmas teóricos e da ?autoridade etnográfica? do antropólogo.

Temas e Conceitos: Cultura como processo polissêmico. Etnografia como representação polifônica da polissemia cultural. Antropologia como experimentação/arte da crítica cultural.
Alguns Representantes e obras de referência: James Clifford e Georges Marcus (?Writing culture - The poetics and politics of ethnography? - 1986). George Marcus e Michel Fischer (?Anthropoly as cultural critique? - 1986). Richard Price (?First time? - 1983). Michel Taussig (?Xamanismo, colonialismo e o homem selvagem?- 1987). James Clifford (?The predicament of culture? - 1988).

Os livros indicados abaixo podem ser úteis para a formação de uma bibliografia básica e introdutória sobre a Antropologia:
CARDOSO, Ruth - A aventura antropológica. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1986.
COLE, Johnnetta B. (org.) - Anthropology for the Eighties. New York, The Free Press, 1982.
COPANS, Jeans - Críticas e políticas da antropologia. Lisboa, Edições 70, 1981.
CORRÊA, Mariza - ?A antropologia no Brasil (1960-1980)?. In: MICELI, Sérgio (org.) - ?História das ciências sociais no Brasil?, v.2, São Paulo, Sumaré, FAPESP, 1995.
CUNHA, Manuela Carneiro da - Antropologia do Brasil, São Paulo, Brasiliense/ EDUSP, 1986
DAMATTA, Roberto - Relativizando, Uma introdução à antropologia social. Rio de Janeiro, Rocco, 1991.
HARRIS, Marvin - El desarrollo de la teoria antropológica, Madri, Siglo Veintiuno Editores, 1979.
KUPER, Adam - Antropólogos e antropologia. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1978
LABURTHE-TOLRA, Philippe & WARNIER, Jean-Pierre - Etnologia - Antropologia. Petrópolis, Vozes, 1997.
LAPLANTINE, François - Aprender Antropologia. São Paulo, Brasiliense, 1988
LÉVI-STRAUSS, Claude - Antropologia estrutural. Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 1970.
OLIVEIRA, Roberto Cardoso de - Sobre o pensamento antropológico Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 1988.
ROMNEY, A. Kimball & DeVORE, Paul (orgs.) - You and Others. Cambridge, Winthrop Publishers, 1973
SPERBER, Dan - O saber dos antropólogos. Lisboa, Edições 70, 1992.
STOCKING Jr, George (ed.) - Race, culture and evolution. New York, The Free Press, 1968.
STOCKING Jr, George (ed.) - Observers observed. Essays on ethnographic fieldwork. Madison, University of Wisconsin Press, 1983.
STOCKING Jr, George (ed.) - The ethnographer?s magic. Madison, The University of Wisconsin Press,1992



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